Forpus

 

Forpus Coelestis

DISTRIBUIÇÃO:

Equador e Peru

DIMENSÕES:

12,50 Centímetros aproximadamente.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:

Existe um dimorfismo sexual que nos ajuda visualmente a distinguir machos e fêmeas. O macho é considerado o mais belo do casal, possuindo uma faixa azul cobalto que parte dos olhos e se prolonga até a parte de trás da cabeça, este azul muito brilhante surge ainda por debaixo das suas asas e na parte terminal das costas. A fêmea possui uma coloração mais uniforme e menos brilhante, sem as marcações azuis do macho.

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS:

É considerada uma ave muito dócil. Podem aprender a imitar a voz humana, não sendo a espécie mais exímia nesse aspecto.

ALOJAMENTO ADEQUADO:

Não existe um tamanho padrão de viveiro, o mínimo é de 0,60x0,50x0,35m.

TEMPERATURA AMBIENTE:

Estas aves são muito resistentes aos meses de Inverno e não necessitam de aquecimento desde que tenham acesso a um abrigo nocturno que as proteja das geadas.

ALIMENTAÇÃO:

Podem ser alimentadas com uma mistura de sementes e ração própria para periquitos de pequeno porte. Girassol (não devem comer muito por causa do óleo, que irá atacar seu fígado), alpiste, milho-alvo (todos os tipos), linhaça, semente de abóbora e aveia (pouca quantidade para não engordarem muito). Devem comer frutas (uva, morango, banana, goiaba, maçã, maracujá, etc...), gostam também de milho verde, cenoura, pepino, ervilhas, amendoim, beterraba e beringela, alguns chegam a comer feijão semi-cozido.

ACTIVIDADES:

São aves extremamentes dóceis para com os humanos, não fazem muito ruído. São aves que quando criadas á mão são excelentes companheiras. Não necessitam de muito espaço para poder esticar as suas asas.

CRIAÇÃO:

Normalmente têm posturas entre 4 a 7 ovos, com período de incubação de 21 dias, Quer o macho como a fêmea auxiliam-se mutuamente durante o período de incubação, chegando alguns machos a permanecer durante todo este período ao lado da fêmea.

MUTAÇÕES:

Forpus Coelistis – Azul, Pastel, Lutino, Malhado Dominante, Malhado Recessivo, Falow, Grey-Green, Opalino, Canela, Amarelo Americano, Misty. COELESTIS

 

DISTRIBUIÇÃO

 

Originário do Peru, ao longo do Pacifico e do Equador, habitam florestas tropicais, subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude.

 

DIMENSÕES

 

Tamanho 12 – 13 cm aprox.

 

DIMORFISMO SEXUAL

 

O macho possui uma faixa azul cobalto que parte dos olhos e se prolonga ate a parte de trás da cabeça, este azul muito brilhante surge ainda por debaixo das asas e na parte terminal das costas. A fêmea possui uma coloração mais uniforme e menos brilhante, sem as marcações azuis intensas do macho.

 

CRIAÇÃO

 

Forpus tornam-se sexualmente maduros aos 10 meses de idade, mas aconselha-se criá-los a partir de 1 ano de idade. A reprodução não costuma oferecer dificuldades, embora alguns casos demorem a acostumar-se com o novo ambiente, a postura varia de 4 a 6 ovos podendo chegar aos 8. O ninho utilizado pode ser também como dos agapornis, ou com uma antecâmara na entrada, para o fundo do ninho podemos utilizar maravalha de madeira. A incubação dura cerca de20 a 22 dias.

Com aproximadamente 1 mês os filhotes abandonam o ninho, após uma semana normalmente já estão comendo sozinhos, devem ser retirados dos pais. Pois os progenitores vão dar início a uma nova postura e podem se tornar agressivos com os filhotes, em alguns casos, levando até a morte.

 

ALIMENTAÇÃO

 

Usamos uma mistura de sementes pequenas ( milho alvo, aveia e alpiste), uma boa farinhada enriquecida com minerais e frutas cristalizadas, girassol à vontade e usamos frutas e verduras que encontra-se com facilidade o ano todo 

 

 

ANILHAS

 

 

 

       
  Forpus coelestis 4  
  Forpus conspicillatus 3,5
  Forpus passerinus 3,5  
  Forpus xanthops 4,5  
  Forpus xanthopterygius 4